Para dar uma turbinada no Inglês

Oi, pessoal! Tudo bem? Há um tempo eu venho querendo dar uma turbinada no meu inglês e este pode ser o desejo de muita gente também. Se no meu tempo de estudante, lá na adolescência existisse sites, aplicativos, filmes de fácil acesso, Mp3, Youtube, Livemocha, com certeza não precisaria passar muito tempo numa sala de aula.

Vocês, da geração atual (ahahhaha a velha falando só porque está na casa dos 30) são uns sortudos, e nós, de outras gerações também, pois não só podemos aprender Inglês sozinhos como outras línguas.

Então, a primeira grande dica que eu dou para você, é do prof. David Bailey,  é baixar no google as 3000 palavras mais usadas em Inglês ou no idioma que você quiser aprender. Por que? Por que quando somos bebês e estamos aprendendo a nossa língua materna aprendemos palavras soltas e já é meio caminho andado para nos comunicarmos. Os nossos pais passam a nos entender a partir daí(na verdade, antes de falarmos qualquer palavra, né?).

Numa pesquisa rápida, achei no site Duolingo, que é muito bom para idiomas, e o link está aqui, das 3000 palavras mais usadas em Inglês.

Depois que você tiver um bom vocabulário, tente entrar em contato, mesmo que não entenda, com músicas em Inglês, séries com legenda em inglês e não em Português, filmes, livros (você pode baixar vários livros em Inglês no 4shared), sites de notícias. Quanto mais contato você tiver com a língua, melhor. Comece a observar a formação das palavras, quais os significados que elas possuem em determinados contextos, como ela é usada.

Uma dica muito boa e onde encontrei muitos sites interessantes é fazer parte do grupo Autodidatas em Inglês, no Facebook. Lá o pessoal compartilha muito conhecimento, materiais excelentes, canais de professores no youtube.

Sites interessantes, muitos eu consegui nas minhas pesquisas no grupo Autodidatas:

http://www.inglesnosupermercado.com.br/melhores-sites-para-aprender-lingua-inglesa-e-cursos-de-ingles-online/

Neste link você vai encontrar o inglês do dia a dia, gírias, e os sites recomendados por eles para aprender o idioma online e sozinho.

ororo.tv

É um site com séries e legendas em inglês, própria para quem está aprendendo o idioma, este é o foco do site. Foi uma boa descoberta que fiz, através do grupo no Facebook e estou usando no dia a dia.

Outra coisa que gosto de fazer é ler revistas americanas, britânicas, e ouvir rádios online. Isso ajuda muito, e parece que depois de um tempo te dá um click e você se dá conta de que aprendeu muita coisa e já pode ler e ouvir com facilidade.

http://www.busuu.com/pt/

Você pode avançar seu nível fazendo as lições que misturam gramática, vocabulário e listening.

http://www.englishtown.com.br

Este é um site pago, mas que me ajudou muito quando fiz curso de inglês em Vancouver pela EF Englishtown. Tínhamos aulas de inglês com o professor e também a hora de fixar o conteúdo era no laboratório de Informática e adivinha que site nós usávamos??? Englishtown. É excelente, pessoal, mas tem que ter muita disciplina, o que não é fácil para todo mundo. Além disso, depois que voltei do Canadá(passei 6 meses  e claro, meu inglês melhorou muito mas se não praticar enferruja e por isso eu faço questão de estar em contato com a língua) assinei por um tempo e vi que também há possibilidade de aulas em audio com professores, como numa sala de aula mesmo. Vale muito a pena. Não é muito barato, mas se compararmos aos presenciais, acho que compensa sim. No presencial nós temos aula 2x por semana totalizando 3h. No site nós é que definimos o quanto iremos avançar ou não. O aprendizado é muito mais rápido.

Se eu fosse recomendar alguém a estudar só, a partir do zero, eu diria para aprender vocabulário só, depois uma gramática e artifícios de música, séries para acostumar o ouvido e aí entrar por um tempo no curso de inglês presencial, pois no começo temos muitas dúvidas e o professor poderá saná-las.

Mas isso é o que eu acho, não é baseado em nenhum estudo.

http://www.bbc.co.uk/podcasts/series/tae

Podcasts são ótimos artifícios para treinar o ouvido.

http://sharedtalk.com/

Nunca usei , mas estava fuçando e a proposta parece boa…mais de bate papo com nativos, e você pode ensinar também a quem está aprendendo o Português. Na Englishtown também há essa ferramenta.

http://learningenglish.voanews.com/

Aqui tem de tudo, mas acho que é melhor para quem já tem um pouco de base, pois o site é todo em Inglês.

http://lyricstraining.com/

Se você gosta de música, vai adorar este aqui, que é um site onde você ouve, lê a letra e depois completa,quando já aprendeu. É muito bom. Adorei assim como ororo.tv . Duas grandes surpresas.

*Canais interessantes no Youtube

https://www.youtube.com/channel/UC7L6zRg6wm7CT21Rfj44yQA

Julia Jolie dá muitas dicas do seu método autodidata, que a fez aprender Inglês. Eu gosto muito dos vídeos dela e o grupo no Facebook, Autodidatas em Inglês, ela que criou.

https://www.youtube.com/channel/UCVBErcpqaokOf4fI5j73K_w

Este canal é direcionado ao aprendizado do idioma. São 10 professores, cada um mais figura que o outro, que passam a matéria de uma forma bem simples e divertida. A minha preferida é esta aqui:

https://www.youtube.com/user/EnglishLessons4U

Se você não é uma pessoa moderna, aberta, acho que não vai gostar. Ela fala sobre termos do dia a dia, como “Marijuana”, homossexualidade, etc.

https://www.youtube.com/channel/UCcNm9fM9V5wf-0PZVmkM08g

Carina Fragozo é uma professora excelente, e os vídeos que assisti me ajudaram muitooo. O blog dela ,

http://www.carinafragozo.com.br, está recheado de artigos interessantes sobre o aprendizado da língua.

https://www.youtube.com/channel/UCi-_D-XxAqvcI9GT6QclCzQ

David Bailey é um professor americano que aprendeu Português sozinho e fala super bem. Nem parece gringo. Ele ensina o seu método. Aliás, a dica do vocabulário de 3.000 palavras é dele.

Fora tudo isso, é interessante ter uma boa gramática simmm.

Eu gosto muito da English Grammar in Use. A linguagem é bem simples, e é fácil de achar. Também ouvi falar muito bem da English Grammar, da autora Betty Azar.

Bom, pessoal, eu desejo que estas dicas tenham ajudado  a vocês tanto quanto me ajudaram.

Bjs,

Tchu.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Para dar uma turbinada no Inglês

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s