“Mas e os seus defeitos?”

Mais do que um ponto a se pensar, mas a aprender, as críticas podem ser negativas ou positivas a depender do olhar do indivíduo criticado e o peso emocional que ele coloca diante das palavras do outro.

Tem uma psicóloga no youtube que eu costumo assistir e gosto muito de seus vídeos, se chama Flávia Melissa, que já repetiu diversas vezes a seguinte frase: “Incomodou, doeu? Leva pra casa que é teu”.  Você pode não concordar com isso, e se colocar no lugar de vítima em sua zona de conforto. Eu prefiro pensar que se o que o outro me diz, toca de alguma forma “no meu ego”, é por que aquilo ali não está bem resolvido dentro de mim e assumo esta responsabilidade, saio da zona de conforto para “o desconforto” da reflexão.

É difícil o ser humano assumir para si a responsabilidade própria, provocada por uma palavra, ações, quanto mais por uma crítica do outro! Eu sei, parece viagem…mas hoje eu já consigo ver situações do tipo e segurar minha impulsividade (haha aí, estou assumindo esta característica minha) em vez de mandar a pessoa à M$@#$.Convenhamos, é o que pessoas ditas normais e menos equilibradas têm vontade de fazer, mas daí a agir é um passo para a burrice.

O que eu entendo disso é que eu sou responsável pelo que o outro fala sobre mim, no sentido de me deixar afetar. Se a crítica é vista como destrutiva, é bom começar a rever onde está este calo que te incomodou ali no momento em que foi duramente apertado, pisado, estraçalhado…e como ele te afeta hoje.

Minha visão pessoal é que desta forma, evoluímos nesta existência como pessoas, afinal, as ações e palavras do outro são também o reflexo das nossas ações e de como estamos sendo interpretados no mundo. É fonte de aprendizado e amadurecimento. Reflexão!

Vamos olhar um pouco para nós mesmos, antes de responsabilizarmos o outro por um sentimento que é próprio.

Um beijo,

Tchu. 😉

 

 

Um pensamento sobre ““Mas e os seus defeitos?”

Deixe um comentário

